artigos
Treinamento Admissional e Palestra de Integração

Treinamento Admissional e Palestra de Integração.

   Conhecimentos para as ideais condições de meio ambiente de trabalho e o cuidado com a saúde e segurança dos trabalhadores.

 

A NR-18 cita no seu item 18.28.1 “Todos os empregados devem receber treinamentos admissional e periódico, visando garantir a execução de suas atividades com segurança e nos itens seguintes contam a carga horária, os temas a serem abordados e o treinamento periódico”.

Os temas a serem abordados no treinamento admissional segundo a Norma são:

- Informações sobre condições e meio ambiente de trabalho.

-  Riscos inerentes a sua função.

- Uso inadequado de EPIs.

- Informação sobre EPCs existentes nos canteiros de obra.

A carga horária, ainda segundo a Norma é de seis horas, ou seja, seis horas/relógio.

Muitas empresas ministram este treinamento em locais impróprios ou improvisados, esquecendo seus responsáveis que seis horas aula é um período longo, que exige condições de conforto e voltado para valorizar a atenção do aluno com os temas ali ministrados.

Também cabe lembrar que para seis horas relógio é necessário o uso de dois turnos, ou seja, deverá haver intervalo para almoço, intervalo este nunca menor que uma hora, o que inviabiliza o uso de refeitórios como sala de aula.

Pense agora, leitor, quantas empresas conhecem que possuem condições de sala ideais que permitam aos alunos conforto, aos professores ou monitores espaços para apresentações práticas e equipamentos de projeção para as imagens de apoio e títulos abordados durante o curso.

Sem falar de espaço para intervalos, ou intervalos, para descanso e um possível lanche.

Se o leitor de empresas com estas condições, ótimo, se lembrou de empresas que improvisam as condições acima citadas apenas comprovam a experiência deste colunista, ou seja, varias empresas não consideram como deviam o treinamento admissional prescrito na NR-18, já iniciado de forma errada sua relação com seus empregados e parceiros, dando mau exemplo sobre condições de meio ambiente de trabalho que todo o bom líder deve disponibilizar a seus liderados.

Um alerta é importante: ministrar treinamento em período inferior a seis horas e fornecer certificado com duração declarada de seis horas é ação tipificada como crime e aqueles que assinarem o certificado como responsáveis pelo treinamento estarão possíveis de sanções legais, além do trabalhador ser considerado como não tendo assistido o treinamento, o que trará sérios transtornos ao empregador.

Enfim, o treinamento admissional é imprescindível para trabalhadores em obras de construção com validade por empresa, ou seja, enquanto houver vínculo entra a empresa e o trabalhador este treinamento terá validade.

Integração ou palestra de integração em que se difere do treinamento admissional?

Integrar significa “juntar-se, tornar-se parte integrante, incorporar-se”.

Palestra de Integração é, então, passar ao trabalhador, quando de sua chegada á obra, horário de trabalho, informações básicas como:endereço da obra, horário de trabalho, localização das áreas de vivência, peculiaridades da construção, nome dos integrantes  do comando da obra, local de descarte de materiais usados, além de dar destaque á importância do relacionamento com os demais trabalhadores.

Na palestra de Integração apresentar temas inerentes ao treinamento Admissional só se justifica se encarado como reforço de reconhecimento.

Palestra de Integração vale para o empreendimento especifico e deverá ocorrer sempre que o trabalhador iniciar suas atividades em uma nova obra.

Em ambos os momentos a ação do Técnico em Segurança do Trabalho é importante, pois ele é o profissional legalmente habilidade, junto com o Engenheiro de Segurança do Trabalho, a ministrar conhecimentos voltados para as ideais condições de meio ambiente de trabalho e saúde e segurança dos trabalhadores.

O técnico em Segurança do Trabalho deve elaborar e desenvolver material didático apropriado tanto para o Treinamento Admissional como para a Palestra de Integração, assim como dar a estes eventos cunho de importância e desenvolvimento de forma tranqüila e alegre, evitando abordar os temas como ordens do empregador que o empregado deve cumprir, com punição caso isto não ocorra.

Tanto Treinamento Admissional quanto a Palestra de Integração tem por finalidade repassar princípios e conhecimentos que mostrem a importância de seu comportamento e de seu empregador frente ás condições de segurança e saúde de todos.

Esta é a opinião do colunista.

Como sempre, críticas e contraditórios serão bem-vindos. 

 



Voltar