artigos
Equipamentos: uso e manutenção.

         Todos sabem que as três principais causas de acidentes fatais em obras de construção são quedas (do objeto contra a pessoa ou da pessoa contra o objeto), desmoronamento e choque elétrico.

         No entanto, ultimamente a estes vem se somar um novo tipo de acidente, aqueles oriundos em equipamentos pesados.

         Várias são as causas que colaboram para acidentes com equipamentos, mas as principais podem ser consideradas o despreparo do operado (operador não qualificado) e falta de manutenção ou manutenção incorreta do equipamento.

         Vamos por partes.

         Primeiro, o “operador”, que deve ser um qualificado em sua função, ou seja, possuir curso específico de operação do equipamento e curso de segurança do trabalho na operação do mesmoe nas atividades daí decorrentes, ambos ministrados por profissional legalmente habilitado.

         O curso específico sobre a operação dará ao operador conhecimentos referentes ao equipamento e às atividades para o qual foi projetado e dos benefícios que dele se espera.

         O curso de segurança no trabalho dará conhecimentos sobre o uso correto de EPIs, medidas de segurança na operação, junto ao equipamento e no entorno do mesmo.

         Segundo, a “manutenção”, termo que significa de forma expedita: combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função requerida.

 

Fonte: Revista CIPA, edição 379



Voltar